terça-feira, 10 de março de 2009

Deus me perdoe

Para o conhecimento há limites, só não há limites para ignorância.

Essa frase já resumiria bem a história do tal Arcebispo de Recife que excomungou a equipe médica, a menina estuprada, mas manteve a “proteção divina” ao estuprador. Com mais este episódio observamos o quanto a Igreja Católica é uma instituição que caminha na contramão do bom senso. Não é à toa que vêm perdendo terreno cada vez mais para outras religiões e com as seguidas “gafes” praticadas em nome do regimento maior, fica a pergunta: Não existe um departamento de marketing para assessorar estes homens?
Há pouco tempo tivemos o retorno do Padre que nega a existência do Holocausto, agora esse Arcebispo apoiado pelo Vaticano excomungando profissionais que trabalham justamente para preservar a vida humana. Será que não vale nada o diagnóstico da ciência?
Se a menina prosseguisse com a gravidez poderia morrer junto com os gêmeos que estava gerando, fruto de um crime inadmissível. Para o estuprador de uma criança, a meu ver, caberia inclusive a pena capital.
Os freqüentes casos de pedofilia que minam as estruturas da igreja talvez possam ser justificados também, afinal de contas, como entender uma atitude dessas?

A Igreja Católica deveria se intrometer apenas na vida de seus seguidores e deixar que a sociedade, a justiça e a ciência decidam o que é melhor para cada caso. Num Estado laico não cabe a um Arcebispo tentar impedir um procedimento que está previsto no código penal. Em caso de estupro ou de risco para a mãe o ABORTO é permitido.

Como sou a favor da legalização do aborto, explanado inclusive em outro texto, já acho um absurdo que o próprio Estado interfira nesse tipo de escolha, mas como somos hipócritas e mal resolvidos, inclusive espiritualmente, achamos que com atitudes paternalistas podemos controlar a vida alheia. Vide as clínicas clandestinas que atuam livremente no país.

Não há dúvidas de que existem padres, fies e pessoas que se identificam com doutrina Católica e que fazem excelentes trabalhos sociais, auxiliando todo tipo de gente que precisa de ajuda. Contudo, não tenho dúvidas de que ações como esta praticada pela instituição em Recife só aceleram o entendimento da sociedade que a Igreja está cada dia mais distante da realidade do mundo no século XXI.

Já queimaram livros e pessoas, já se omitiram durante a segunda guerra, já pontuaram a história da humanidade com capítulos deploráveis, agora ainda tem mais essa?????

Meu Deus perdoe esses homens, eles não sabem o que estão fazendo.

Nenhum comentário: