sexta-feira, 27 de março de 2009

O prazo de validade

Tudo na vida tem prazo de validade.Em alguns casos, pode durar menos, outros mais, o fato é que chega um tempo em que a textura muda, o sabor termina, o doce azeda.

Se nem tudo vem com rótulo, cabe a nós a capacidade de discernirmos o tempo de cada coisa, interpretando os sinais de que, o que era bom, agora deixou de ser. Venceu.

O problema não é que as coisas estragam, mas a nossa incapacidade em perceber que o prazo venceu.Profissões também vencem.

Se ao envelhecer, o sujeito continuar com as mesmas expectativas do tempo em que estudava, será um eterno estagiário. É preciso realimentar as ambições, direcionando os passos a partir do último degrau galgado, não do primeiro.

Casais que esperam encontrar no passar dos anos os mesmos sentimentos dos primeiros dias, se decepcionarão.A relação não ficou ruim, ela só mudou.Tudo muda.O rádio também é assim.

Tudo começa como uma paixão platônica.Primeiro ela parece distante, inacessível e mais velha.Leva tempo para que a conquistemos, mas um dia dá certo.Tudo bem que é geniosa, mas quem é perfeito ?Aceitamos suas condições em nome da paixão, acreditando que as coisas melhorarão.Com o tempo, a relação esfria e ela parece não saber demonstrar o que sente.

Parece que naturalmente nossas expectativas aumentam, a medida em que ela só pode ir até alí.Reclamamos. Em nome dos velhos tempos cobramos nossa fidelidade e empenho, mas não adianta: - Se quiser, tem que ser do meu jeito.- ela sentencia sem piedade."Ingrata !"

Pensamos, "Depois de tudo o que fiz para conquistá-la, todos nos acham um casal perfeito, como ela pode agir assim ?"Para que o coração se amargure é um pulo.Uns insistem apesar da incompatibilidade de perspectivas : "Um dia meu amor será reconhecido."Outros: "

Meus dias com ela já não são os mesmos, mas sei que tivemos mais alegrias do que tristezas. Valeu a pena ! Só me resta organizar o que é bom, ajuntar forças e caminhar a partir daqui, sabendo que com ela, fui bem longe.. Foi só o prazo que venceu."

Sempre existe um prazo e ele é inexorável.Para cada um ele chega em um momento, mas um dia chega e não se impressiona com birras ou serviço prestado.Feliz quem o reconhece como possibilidade de seguir adiante, sabendo que, se chegou até aqui, pode ir ainda mais longe.

Saber disso, é andar consciente.Esse se encherá da confiança daqueles que sabem que só para de caminhar, quem já venceu todos os prazos.Enquanto isso, ultrapassa cada etapa, dando sentido a seus passos, significando o que faz.

Com o tempo, os prazos vencem, a vida muda de cor e o que fazia sentido perde o valor.Mas é sempre assim.Dê valor enquanto tem, entregue enquanto pode, mas, o dia em que o prazo vencer, não insista. Não lute contra ele.Caminhe com gratidão, sabendo que deu seu melhor e que chegou onde deveria chegar.

Para tudo há um prazo, cada coisa o seu tempo, o que começa , um dia terminará.Felizes os que percebem.São os que convivem com a certeza de que, depois de cada prazo, vem o recomeço : uma nova oportunidade para seguir cada vez mais longe.Para esses,o destino sempre é a próxima parada.

Nenhum comentário: