quinta-feira, 31 de julho de 2008

Planalto nega qualquer relação com as Farc

Planalto nega qualquer relação com as Farc

O Palácio do Planalto negou hoje que tenha qualquer relação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e informou que nunca manteve qualquer contato com a narcoguerrilha. "O Brasil mantém boas relações diplomáticas com a Colômbia, mas nunca teve relações com as Farc", disse o Planalto.

A revista colombiana Cambio publicou nesta quinta-feira que as Farc teriam conseguido se infiltrar no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A conclusão foi baseada em supostos e-mails que teriam sido trocados entre o então número dois do grupo, Raúl Reyes, e representantes da narcoguerrilha citando integrantes do governo brasileiro.

Reservadamente, auxiliares do presidente desqualificaram as informações segundo as quais os guerrilheiros teriam conseguido chegar "até as mais altas esferas" do governo federal e do Partido dos Trabalhadores, e insinuaram que podem existir interesses da publicação em atacar o governo brasileiro.

Segundo pessoas ligadas ao Planalto, a revista Cambio é de propriedade do irmão do ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, principal crítico da "utilidade" do Conselho Sul-Americano de Defesa, proposta encampada pelo ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, e que se dispõe a formular uma estratégia conjunta de defesa na região.



Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3042463-EI7896,00.html

Nenhum comentário: