Olá locutor!
Hoje vamos falar um pouco de um tipo bem peculiar de locução: a porta de loja!
Se
você pensa "ela é diferente da locução interna?", a resposta é sim. A
locução em porta-de-loja é diferente porque: pense num cliente que está
passando na rua: quanto tempo ele vai levar na frente da loja?
Dependendo das passadas (e do tamanho da loja), de cinco a quinze
segundos, e dependendo da altura de som, seu alcance será num raio de
dez a cinquenta metros, que em menos de um minuto se passa. É pouco
tempo para chamar a atenção de uma pessoa! Por isso, é necessário alguma
diferenciação em relação a uma locução interna.
- um "pique" de locução mais up, animado, incisivo nos preços. "É festa, a loja tal está baixando os preços!" "Quer fazer economia? Vem pra loja tal!"
- em lojas mais populares (e se combinar com a persona do locutor), brincadeiras são válidas, sem humilhações e num bom nível;
-
interaja com o público. Vá até onde a calçada permitir (e os limites do
microfone, som e loja também) e convide o público a entrar e conferir
as ofertas.
ATENÇÃO!!!
Muitas cidades, aqui no Paraná, controlam os índices de som emitidos pelas lojas e até multam quando os limites são extrapolados. Eu particularmente farei parte do conselho do meio ambiente e com isso ajudarei nesse sentido. Portanto, não abuse. Use o
suficiente para ser razoavelmente ouvido a no máximo dez metros da
frente da loja. Mais que isso é massacrar o ouvido de quem passa na
frente da caixa de som. Atenda os pedidos dos vendedores (incomodados
com o som alto) e baixe-o quando solicitado. E não entre na guerra de
som com outras lojas. Todos saem perdendo. Perceba se existem equipes
com decibelímetro fiscalizando e combine com o pessoal da outra loja uma
forma de todos trabalharem, um sem incomodar o outro.
Hoje vamos falar um pouco de um tipo bem peculiar de locução: a porta de loja!
Se você pensa "ela é diferente da locução interna?", a resposta é sim. A locução em porta-de-loja é diferente porque: pense num cliente que está passando na rua: quanto tempo ele vai levar na frente da loja? Dependendo das passadas (e do tamanho da loja), de cinco a quinze segundos, e dependendo da altura de som, seu alcance será num raio de dez a cinquenta metros, que em menos de um minuto se passa. É pouco tempo para chamar a atenção de uma pessoa! Por isso, é necessário alguma diferenciação em relação a uma locução interna.
- um "pique" de locução mais up, animado, incisivo nos preços. "É festa, a loja tal está baixando os preços!" "Quer fazer economia? Vem pra loja tal!"
- em lojas mais populares (e se combinar com a persona do locutor), brincadeiras são válidas, sem humilhações e num bom nível;
- interaja com o público. Vá até onde a calçada permitir (e os limites do microfone, som e loja também) e convide o público a entrar e conferir as ofertas.
ATENÇÃO!!!
Muitas cidades, aqui no Paraná, controlam os índices de som emitidos pelas lojas e até multam quando os limites são extrapolados. Eu particularmente farei parte do conselho do meio ambiente e com isso ajudarei nesse sentido. Portanto, não abuse. Use o suficiente para ser razoavelmente ouvido a no máximo dez metros da frente da loja. Mais que isso é massacrar o ouvido de quem passa na frente da caixa de som. Atenda os pedidos dos vendedores (incomodados com o som alto) e baixe-o quando solicitado. E não entre na guerra de som com outras lojas. Todos saem perdendo. Perceba se existem equipes com decibelímetro fiscalizando e combine com o pessoal da outra loja uma forma de todos trabalharem, um sem incomodar o outro.
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