domingo, 3 de março de 2013

Porta de loja - atração que chama a atenção

Olá locutor!

Hoje vamos falar um pouco de um tipo bem peculiar de locução: a porta de loja!
Se você pensa "ela é diferente da locução interna?", a resposta é sim. A locução em porta-de-loja é diferente porque: pense num cliente que está passando na rua: quanto tempo ele vai levar na frente da loja? Dependendo das passadas (e do tamanho da loja), de cinco a quinze segundos, e dependendo da altura de som, seu alcance será num raio de dez a cinquenta metros, que em menos de um minuto se passa. É pouco tempo para chamar a atenção de uma pessoa! Por isso, é necessário alguma diferenciação em relação a uma locução interna.

- um "pique" de locução mais up, animado, incisivo nos preços. "É festa, a loja tal está baixando os preços!" "Quer fazer economia? Vem pra loja tal!"
- em lojas mais populares (e se combinar com a persona do locutor), brincadeiras são válidas, sem humilhações e num bom nível;
- interaja com o público. Vá até onde a calçada permitir (e os limites do microfone, som e loja também) e convide o público a entrar e conferir as ofertas.

ATENÇÃO!!!

Muitas cidades, aqui no Paraná, controlam os índices de som emitidos pelas lojas e até multam quando os limites são extrapolados. Eu particularmente farei parte do conselho do meio ambiente e com isso ajudarei nesse sentido. Portanto, não abuse. Use o suficiente para ser razoavelmente ouvido a no máximo dez metros da frente da loja. Mais que isso é massacrar o ouvido de quem passa na frente da caixa de som. Atenda os pedidos dos vendedores (incomodados com o som alto) e baixe-o quando solicitado. E não entre na guerra de som com outras lojas. Todos saem perdendo. Perceba se existem equipes com decibelímetro fiscalizando e combine com o pessoal da outra loja uma forma de todos trabalharem, um sem incomodar o outro.

Nenhum comentário: