terça-feira, 21 de abril de 2009

Top 5 músicas para quem não consegue dormir

Madrugadas à noite e cá sempre eu atordoado por mais um dia tentando me atualizar em séries e filmes que eu prometi que ia ver durante a semana, mas não cheguei nem perto de conseguir cumprir a promessa. Enquanto a região vive mais uma noite movimentada, eu tento seguir (em vão) o caminho oposto, mas quem disse que o sono vem fácil? Na minha busca por qualquer coisa que me faça dormir, fui atrás de uma playlist pros insones e aqui segue minha seleção de músicas para todos os que se encontram perdidos no caminho dos inevitavelmente acordados:

5) The Cardigans - No Sleep: Pros românticos que permanecem encarando a noite mudar de cor pela janela de seus quartos, vai uma faixa dos suecos comandados por Nina Persson. Saída do quinto álbum da banda, 'Long Gone Before Daylight' de 2003, "No Spleep" (que por acaso, contém o verso que dá nome ao disco) é uma baladinha pop para as madrugadas solitárias de quem anda pensando demais na vida.

4) My Chemical Romance - Sleep: Mas e se sua insônia é algo mais cafeinado? Apele para uma trilha sonora mais emo e deixe-se levar pela pesadinha canção do quadrinista, cantor e romântico incurável Gerard Way. Imperativa, a faixa de "The Black Parade" lançado no longínquo ano de 2006 comanda o ouvinte a fechar os olhos e dormir, terminando com um nervoso pedido de despertar. Serve para todos aqueles com medo de perder a hora no dia seguinte.

3) Feeder - Insomnia: Não tá se sentindo particularmente emo hoje à noite? Nem eu! Pulando para o alternativo light dos galeses do Feeder. Contida do disco "Yesterday Went Too Soon" de 1998, "Insomnia" apela para os que têm sono agitado de quem anda bebendo até cair. Feita sob medida para todos os que desistem de tentar dormir e decidem ir atrás da noitada que estavam perdendo.

2) The Postal Service - Sleeping In: Como meu caso não é o de voltar para noitada alguma, fico mesmo em casa com a banda de Ben Gibbard (mais conhecido por sua outra banda, Death Cab For Cutie), Jimmy Tamborello (Dntel), Jenny Lewis (Rilo Kiley) e o companheiro Chris Walla. Com esse combo de gente talentosa, o Postal Service criou uma verdadeira balada para os que estão mais do que contentes com sua cama após uma semana cansativa. Sigo o conselho deles e peço que não me acordem, porque eu planejo continuar dormindo.

1) The Beatles - I'm Only Sleeping: Antes de conseguir finalmente pregar os olhos, volto um pouco nas minhas referências e cogito tentar algo mais pesado pra me derrubar... E mais denso que o som do quarteto de Liverpool não existe. Parte do grande "Revolver" de 1966, "I'm Only Sleeping" é considerada brilhante por diversos motivos, um é a genialidade de George Harrison que cria um duelo de guitarras em solo, eletronicamente tocadas ao contrário conforme a música cresce. O outro é porque o sono mencionado na música já foi alvo de várias especulações, inclusive a mais óbvia delas, que seria uma metáfora para um estado chapado de Jonh Lennon. Entretanto, o próprio rebateu essa interpretação alegando que a música é realmente sobre as alegrias de se cair na cama!

E se depois dessa se eu ainda não conseguir dormir hoje a noite, vou me render ao programa do Jô.


Nenhum comentário: